segunda-feira, 4 de março de 2013

Culture For All | Lisboa, 26-28 de Junho de 2013


CULTURA:
Mobilidade Internacional, Economia Criativa e Empreendedorismo
Lisboa, 26-28 de Junho 2013


No contexto do programa «Erasmus for All» (2014-2020), cujo objetivo é contribuir para a modernização e internacionalização do ensino superior através da mobilidade, da cooperação e do apoio à reforma política, torna-se fundamental conciliar este objetivo com o propósito central do programa «Creative Europe».

O valor dos setores culturais e criativos no exercício das diferentes profissões e atividades é hoje claramente reconhecido. Estes setores assumem-se como motores emergentes de crescimento económico e têm um amplo potencial de empreendedorismo.

A economia criativa, baseada no capital intelectual, representa oportunidades para indivíduos, empresas e regiões, contribuindo para o aumento de riqueza, o que, por sua vez, impulsiona o crescimento económico, gera empregos e promove o desenvolvimento. Os setores culturais e criativos representam cerca de 4,5% do PIB europeu e cerca de 3,8% da mão-de-obra, correspondendo 8,5 milhões de pessoas.

Tendo em conta que o conceito de economia criativa engloba vários setores distintos e ligados entre si, importa referir que serão abordadas atividades dentro dos seguintes âmbitos: artes performativas, belas artes, indústrias culturais e criativas.

A Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (ANPROALV)/ Centro Nacional Europass (CNE) pretende conciliar os interesses das Instituições de Ensino Superior (IES), ao nível nacional e internacional, com os diferentes stakeholders dos setores culturais e criativos.

Para conciliar estes interesses, e tendo como pressuposto os objetivos dos futuros programas comunitários (2014-2012) «Erasmus for All» e «Creative Europe», será organizado um evento internacional com as temáticas: mobilidade internacional, economia criativa e empregabilidade”, onde se pretende:

1.  Contribuir para o estreitamento das relações entre as academias e profissionais nacionais, por forma a potenciar o papel da investigação e cooperação como motor da inovação e da transferência de conhecimento;
                                                                                                                
2.  Incentivar o Networking entre os profissionais dos setores culturais e criativos dos diferentes países envolvidos, estimulando a criação de parcerias estratégicas, de alianças de conhecimento e de competências;

3.  Identificar mecanismos para reforçar a capacidade financeira dos setores culturais e criativos, especialmente das PME’s, promovendo a mobilidade de estágios para aquisição de competências dos jovens, difundindo assim a cooperação entre as IES e as áreas contempladas pela economia criativa;

4.  Promover um maior diálogo intercultural e de cooperação com os países terceiros;

5.  Fomentar a mobilidade dos agentes envolvidos no setor cultural e criativo;

6.  Identificar o papel dos Media na Europa para a difusão e divulgação das indústrias criativas nacionais: música, cinema e design, arquitetura e gastronomia, literatura, etc.;

7.  Sinalizar elementos que promovam Portugal e os seus criadores e produtores culturais;

8.  Referenciar instrumentos para criar uma base de conteúdos científicos e informativos sobre as indústrias criativas em Portugal, facilitando o acesso à cultura e aos trabalhos criativos;

9.  Sinalizar as cidades criativas encarando-as como oportunidades para o desenvolvimento e crescimento económico;

As sinergias entre os participantes serão o ponto de partida para a criação de parcerias e cooperação ativa no «Eramus for All» e na «Creative Europe» com um retorno e impacto concretos.

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