Temas


Creative clusters in Portugal
Carlos Martins - ADDICT


A atração pelas cidades e territórios criativos é um fato provado. Implica a existência de oferta cultural, profissionais qualificados e massa crítica. O Cluster das Indústrias Criativas, com intervenção no Norte de Portugal, trabalha coletivamente para afirmação desta Região como um lugar empreendedor, criativo e dinâmico.
Reforçar esta massa crítica, apostar numa nova geração, no aumento da capacidade de empreendedorismo criativo, no crescimento dos negócios criativos, e na criação de redes e articulação dos vários agentes e projetos do setor, estão no centro da estratégia da ADDICT, uma associação criada em 2008 para liderar esta agenda estratégica com impacto na economia regional.
Esta sessão irá explicitar esta aposta estratégica, suas determinantes e resultados.
Attraction for creative cities and territories is a proven fact. It implies the existence of a rich cultural offer, qualified professionals and critical mass. The Cluster of Creative Industries, intervening in the North Region of Portugal, works collectively to affirm this Region as an entrepreneur, creative and dynamic territory.
To reinforce this critical mass, to invest in a new generation and the increase of our creative entrepreneurship and businesses, and to create networks and coordinate the different sector´s stakeholders, are amongst ADDICT´s main goals. ADDICT, the Agency for the Development of Creative Industries Portugal, is an Association created in 2008 to lead this strategic agenda with a great impact on the regional economy.
This session will describe this strategy, its context and outcomes.
  
Cognition, culture and creativity
Peter Hanenberg - Universidade Católica Portuguesa

Prof. Dr. Per Aage Brandt - Case Western University, Cleveland, USA
Dr. Eelco van Es - University of Groningen, NL

Nos debates atuais, a criatividade é muitas vezes utlizada como um conceito chave para a solução de problemas, sejam eles económicos, sociais ou mesmo pessoais. Mas o que é a criatividade? Quais são as suas condições? Como é que podemos entender esta capacidade? Porque se utiliza cultura e criatividade muitas vezes quase como sinónimos (por exemplo quando se fala de Indústrias culturais ou criativas)? O valor da criatividade esgota-se nos seus efeitos económicos? Como se pode fomentar o saber sobre e a própria criatividade? Quais as consequências para o estudo da cultura e ação nela?
Uma reflexão sobre estas questões deve considerar as bases da criatividade na cognição humana, a sua concretização nos artefactos culturais e as possíveis consequências para uma política cultural e científica. Novas dinâmicas na academia e na ação cultural dependem de uma estreita relação entre a investigação realizada nos centros de referência e as ambições práticas de um mundo em mudança constante.



In recent debates creativity is often used as a key concept to solve all kind of problems concerning economic, social or even personal issues. But what does creativity stand for? Under which conditions does it appear? How can we understand it? Why do we often use culture and creativity as interchangeable terms (e.g. when we talk about Creative or Culture Industries)? Creativity is (only) an economic value? How can we learn more about it? What might be its consequences for the study and practice of culture?
Any reflection on these issues has to consider the fundaments of creativity in human cognition, its outcomes as cultural artifacts and its possible consequences for cultural and scientific policies. New academic and cultural dynamics depend on a strong relation between research on cognition, culture and creativity and its application to a world of constant change. 





Education for Criativity

José Bártolo / Katja Tschimmel - ESAD Matosinhos

Daniela Coimbra / Bruno Pereira - ESMAE Porto



Tendo em conta a velocidade das mudanças sociais, económicas, ambientais e tecnológicas, o desafio para os sistemas educativos, e em particular para as Escolas de Arte e Design, consistirá em promover uma cultura de criatividade e inovação, uma vez que artistas e designers são o motor para a evolução cultural, bem como para a inovação económica e social. Na última década, a criatividade foi reconhecida como uma competência central para os futuros profissionais do mundo dos negócios. Assim, as habilidades técnicas do “cérebro esquerdo”, requeridas pela Era da Informação, têm vindo a ser complementadas e substituídas pelas habilidades emocionais do “cérebro direito” requeridas pela Era Criativa.
A actividade artística, ao mais alto nível, incorpora características fundamentais de performance de elite e requer a gestão de um vasto leque de habilidades cognitivas, motoras, perceptivas e sociais. Claramente, os requisitos físicos e mentais da profissão são inúmeros pelo que a educação artística impõe um olhar para aspectos que possam simultaneamente informar processos criativos e aperfeiçoar contextos educativos, nomeadamente através da exploração de estratégias físicas e mentais utilizadas na aprendizagem de novas habilidades ou no delineamento de novas soluções.
Nesta sessão, estes aspectos, entre outros, serão explorados tendo em conta dois diferentes contextos artísticos educativos: Artes Performativas/Música e Design (do Design de Comunicação ao Design de Produto ou de Moda). Semelhanças e diferenças serão exploradas, juntamente com a apresentação de projectos que pretende ilustrar a forma como cada escola aporta o seu objectivo de promover o pensamento criativo nas suas práticas. Serão apresentadas algumas sugestões que permitem questionar a experiência de aprendizagem em ambas as abordagens educativas. Finalmente, serão levantadas algumas questões para discussão com o público. 


Considering the speed of social, economic, environmental and technological change, the challenge for educational systems, and in particular for Art and Design Schools, is to promote a culture of creativity and innovation, since artists and designers are the motor for cultural evolution, and social and economic innovation. During the last decade, also in the business world, "Creativity" has been recognized as a central competence for future professionals. Left-brain technical skills of the "Information Age" are complemented and substituted by right-brain soft skills of the "Creative Age". 
Artistic endeavours, at the highest level, embody fundamental characteristics of human performance and require the management of a wide array of cognitive, motor, perceptual, and social skills. Clearly, the mental and physical demands facing today’s profession are extensive and those involved in artistic education need to look for aspects that can both inform creative processes and improve educational contexts, specifically by exploring the physical and mental strategies employed when learning new skills or devising new solutions.
In this session, these aspects, amongst others, will be explored, taking into account two different educational artistic contexts: Performing arts/music and Design (from Communication Design to Product or Fashion Design). Similarities and differences will be explored, together with a presentation of projects that intents to illustrate how each school approaches its aim of fostering creative thinking in practice. Some suggestions will be given for an inquiry-discovery learning experience in our both education approaches. Finally, some questions will be raced for discussion with the audience.



Marketing and Advertising


Catarina Lisboa - IADE
José Ferro Camacho - IADE

O tema do painel será desenvolvido em duas linhas:
1-      O papel do marketing e da publicidade no desenvolvimento das melhores abordagens às dinâmicas de mercado por parte de novos talentos ou de novos projectos empresariais no domínio da cultura;

2-      As consequências da convergência entre áreas criativas e da fragmentação de mercado no marketing e na publicidade de novos modelos de negócio, na mobilidade e na empregabilidade.

No sector das indústrias criativas, o acesso ao mercado dos novos talentos e de novos projectos empresariais desenvolve-se através de percursos específicos assinalados pela existência de “market-makers” (pessoas e instituições que cruzam clientes e produtores), de problemas de informação de elevada intensidade sobre a criatividade, em especial acerca da novidade (“nobody knows”) e de “gate keepers” (intermediários de informação). Por um lado existe um défice de competências e de conhecimento sobre como comercializar as ideias criativas. Por outro lado, existe a necessidade de conhecer melhor os percursos e as carreiras para os estudantes das indústrias criativas.

A diversidade é crítica para as indústrias criativas. Abertura, diversidade e competição são os principais elementos que impulsionam o seu progresso. O sector é altamente fragmentado por natureza. Contudo, a maior parte das organizações não tem uma dimensão crítica no que respeita às competências, aos recursos e ao conhecimento de mercado ou apresentam dificuldades na promoção da criatividade por causa de um défice diversidade interna. O trabalho em rede é necessário para preencher as lacunas existentes em competências e em conhecimento. “Brokerage” pode ser uma resposta, embora insuficiente. Novos desafios emergem, envolvendo o desenvolvimento de novos modelos de negócio, de mobilidade e de plataformas de suporte, que incluem o marketing e a publicidade.





The panel´s subject will be developed in two lines of reasoning:
1 – The role of marketing and advertising in developing the best approaches to the market dynamics for creative talents and new cultural ventures;
2 – The consequences of convergence among creative areas and the market fragmentation on marketing and advertising business models, mobility and employability.
In the creative sector, access to market for creative talents and new cultural ventures evolves throughout specific paths determined by “market-makers” (people and institutions that match up buyers and sellers), extreme information problems about creativity, especially involving novelty (nobody knows) and gate keepers (intermediaries of information). On one hand, there is a shortage of skills and knowledge on how to commercialise creative ideas. On the other, there is a need to better understand career paths in the creative industry for students at schools.
Diversity is critical for the development of creative industries. Openness, diversity and competition are key drivers of progress. The sector is highly fragmented in nature. However, most of the organisations doesn’t have critical dimension of skills, resources and market knowledge or lacks sufficient internal diversity to promote creativity. Networking is needed to fill up the holes in knowledge and skills. Brokerage might be an answer but, however, insufficient. New challenges emerge, involving business models, mobility and support platforms, including marketing and advertising. 




Design as a trans-disciplinary crossroads

Ana Couto - Faculdade de Arquitectura Universidade de Lisboa

Heitor Alvelos - Universidade do Porto

Fátima São Simão - Universidade do Porto - Creative Industries Incubator

Nuno Martins - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

João Cruz - Universidade do Porto




Esta sessão apresentará uma série de projectos em curso onde o design tem vindo a re-situar-se voluntariamente em territórios híbridos: da prática profissional à investigação científica, do envolvimento social à museologia, dos interfaces digitais à re-afirmação do objecto.

Além da oportunidade de partilhar casos de sucesso das duas Universidades envolvidas e das suas respectivas redes de colaboração, esta sessão pretende identificar padrões emergentes de trans-disciplinaridade. Pretender-se-á ainda potenciar oportunidades de novas parcerias e paradigmas.


This session will present a series of recent and ongoing projects where design has voluntarily been stepping into hybrid territories: from professional practice to scientific research, from social involvement to museology, from digital interfaces to a reaffirmation of the object.

Besides the opportunity to share success stories from the two Universities involved and their respective networks, the session aims at identifying emerging patterns in trans-disciplinarity, as well as fostering the possibility of new partnerships and paradigms.



Creative Cities and City Branding 

Sara Albino - University of Lisbon and University of Exeter
Rui Coelho - InvestLisboa
Scott Parsons 

Esta sessão apresenta uma mesa-redonda de discussão sobre os desafios e exemplos da construção de uma marca em cidades, não apenas como lugares cosmopolitas para visitar, trabalhar, viver e investir, mas também como lugares para estudar, discutindo os casos de Glasgow e Lisboa. O “branding” de uma cidade é uma construção, resultando da construção de uma estrutura que envolve pesquisa sobre os elementos que compõem o espaço  o design de um conceito, discussão publica e poder de decisão  Embora amplamente discutido dentro de várias áreas académicas  não é simplesmente associação com uma imagem, reputação e identidade de uma cidade. Muitas vezes a construção de uma marca de uma cidade tem-se confundido com campanhas de promoção, quando a promoção de uma cidade é apenas uma sub-acção do processo de branding. Enquanto a imagem é uma construção sociocultural, a construção de uma marca tornou-se numa disciplina de gestão e marketing. No entanto, desafios surgem quando se transferem práticas de construção de uma marca para um produto para cidades, porque estamos a lidar com lugares, com uma historia e comunidades nele embutidas. Por esta razão, como uma construção deliberada, as marcas da cidade têm sido crescentemente implementados como um guarda-chuva, que envolve vários intervenientes, não só as associações de turismo, grupos de residentes, câmaras de comércio e municípios  mas também o ensino superior, como motores da criatividade e da internacionalização da da cidade.




This session presents a round table of discussion on the challenges and examples of branding cities, not only as cosmopolitan places to visit, work, live and invest but also as places to study, aiming to present the cases of Glasgow and Lisbon. A city brand is a construction, resulting in a structure emerging from research and design, debate and public deliberation. Although, widely discussable within various academic areas, it is not simply association with an image, reputation and identity of a city. Often branding a city is confused with promotion, when promoting a city is only a sub-action of the branding process. While image is a sociocultural construct, branding became a business subject. However, while the practices of product branding have been transferred to cities, challenges arise as cities are places with embedded communities. For this reason, as a deliberate construction, city brands have been implemented as an umbrella that involves various stakeholders, not only the tourism associations, resident groups, chambers of commerce and city halls, but also Higher Education, as motors of creativity and internationalization of the city.


Collaborative Research on Culture in Europe 

Isabel Capeloa Gil - Universidade Católica Portuguesa |The Lisbon Consortium

Naomi Segal - Birbeck College, University London

Elizabeth Waghall Nivre - University of Stockholm


Nas últimas duas décadas tem sido crescente  o interesse na colaboração entre agentes do sector cultural e as universidades. Por ser um sector transdisciplinar por definição, a área de intervenção da cultura junta profissionais com formações académicas muito diversas e com intervenções distintas, artistas, gestores culturais, especialistas da área dos media e comunicação, programadores, curadores, historiadores, engenheiros,  etc. Exige, por isso, o domínio de um conjunto variado de competências que tem levado a uma aproximação entre os sectores académico e criativo e ao desenvolvimento de projetos em colaboração. Esta relação pretende criar um modelo de formação avançada que parte da prática para reflectir a teoria e que, por outro lado, desenvolve a prática a partir de premisas teoricamente informadas. A sessão discute casos de estudo representativos da colaboração de sucesso entre universidades e o sector cultural na Europa e discute os riscos e oportunidades desta relação. 


Over the past two decades significant attention has been paid to the collaboration between agents in the cultural sector and the universities. As a transdisciplinary sector by definition, the field of culture brings together professionals from a broad spectrum of areas, artists, managers, media specialists, historians, engineers, architects, cultural policy officials, curators etc.  It thus requires training in a wide variety of skills which has prompted the sector to move towards a collaborative turn between the academia and cultural institutions, in order to foster a model of advanced training that draws from artistic practice and cultural management to reflect on theoretical knowledge and in turn couches practice in theoretically informed premises. The workshop looks at representative case-studies of successful European collaborative networks and discusses some of the risks and opportunities involved in this relation.








Theatre / cinema and performing arts 

Ricardo Pinheiro - Universidade Lusíada
Ana Paula Batalha - Universidade Lusíada
Ana Macara - Universidade Técnica de Lisboa
José Mata Justo - Universidade de Córdoba |Sevilha |Lusíada
Paulo Leite - Escola Superior de Teatro e Cinema
Alfredo Martins - Teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser




Irá ser discutida a importância do contacto interdisciplinar entre o cinema, música, dança e teatro, nomeadamente aquilo que tem sido feito em Portugal nos últimos anos enquanto resultado desta articulação. Irá também ser alvo de discussão o que pode ser feito no futuro no sentido de promover uma mais profunda interligação entre as várias artes performativas, principalmente enquanto forma de se aproveitar todo o potencial criativo e económico que daí poderá advir. 


Will be discussed the importance of the interdisciplinary contact between cinema, music, dance and theater, namely what has been done in Portugal in the last years as a result of this articulation. The participants will also discuss what can be done in the future in terms of promoting a deeper connection between the performative arts, especially as a way of making the most of all the creative and economic potential that can result from this connection.




Criativity in games and games for criativity

Etelberto Costa - APG
Maja Pivec - FHJ - Áustria
Panagiotis Petridis - SGI – UK
Carlos Vaz de Carvalho - ECGBL – Porto
Nelson Zagalo - Universidade do Minho


Os Jogos Digitais irrompem nas nossas vidas com potencial  para criar produtos e serviços  capazes de protagonizarem mudança em todas as áreas da atividade humana. Ao fazer uso das plataformas e técnicas da indústria do videogame num cenário de crescente convergência das tecnologias digitais e de integração de serviços de comunicação, o papel da indústria de conteúdo criativo, está a aumentar em conformidade.
Este território começa a exaltar, para além da ludicidade e valor cultural (Huizinga, 2003), nos domínios social, cognitivo (Vygotsky, 1978), valores de gestão, aprendizagem e formação, e de desenvolvimento integral ao longo da vida. (GREAT, Almeida.A, 2012).
Nesta mesa redonda, serão afloradas algumas destas realidades.

The Digital Games erupt in our lives with the potential to create products and services that can  change  all areas of human activity. By making use of platforms and techniques of the video game industry against a backdrop of increasing convergence of digital technologies and the integration of communication services, the role of the creative content industry is increasing accordingly.
This territory begins to extol beyond the playfulness and cultural value (Huizinga, 2003), in social, cognitive (Vygotsky, 1978), management values, learning and training, and comprehensive development throughout life. (GREAT, Almeida.A, 2012).
This roundtable, will be touched on some of these realities.









A aguardar por mais informação.





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